Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

A águia e a galinha....

terça-feira, novembro 17



Esta história é de um educador e político de Gana(Africa)James Aggrey, cidade que na época colonial tinha muito ouro .Mas toda esta riqueza , embora fosse tirada com o suor de seus habitantes, era levada para as cidades de seus colonizadores.
Eles não usufruiam da riqueza que lhes pertencia por direito.
Este educador vendo Opaco uma Exploração do Povo passava dos Limites hum dia contou ESTA História, Que na Realidade Era Uma Parábola fazer Opaco acontecia com enguias.
This História despertou-os e Mudou a História de Gana.
Ela correu mundo e depois foi contada num dos livros do teólogo Leonardo Boff, a quem sinceramente admiro pela coragem e postura humana.






"Um dia um camponês saiu para caçar e encontrou um filhote de águia..Colocou-o junto com as galinhas e ele, que era o rei dos pássaros cresceu aprendendo a se alimentar de grãos e da ração das galinhas, ciscava como as galinhas e se comportava como uma galinha.
Um dia um naturalista em visita a esse camponês viu a águia no meio das galinhas e disse:
_ Este pássaro não é uma galinha.É uma águia!
Ao que o camponês respondeu:
_Ah! mas agora ela virou uma galinha, não está vendo?Ela jamais voará.
Então o naturalista disse:
_Engano seu.Esta ave tem um coração de águia e ela será sempre uma águia;vamos fazer uma experiência , soltá-la para que voe.
Então o homem pegou a ave colocou-a na sua mão e disse:
_ Águia você não pertence à terra mas aos céus.Voe!
A águia andou sobre seu braço olhou as galinhas ciscando e voltou para o chão.
O naturalista disse :_ Vamos tentar de novo.Vamos colocá-la sobre o telhado e ela voará.E assim o fêz, repetindo:
_ Águia você não pertence à terra mas aos céus.Voe!
A águia tremia de medo, ficou muito assustada e voou para o chão novamente jnto das galinhas.
O camponês disse:
_E não lhe disse?Ela virou uma galinha e jamais se comportará como uma águia!
O naturalista, não deu-se por vencido e disse :
_Vamos fazer uma última tentativa;amanhã bem cedo levaremos esta águia para longe das casas e das galinhas , no alto de uma montanha e eu a farei voar. No dia seguinte bem cedo quando o Sol despontava e tingia os picos dos montes de dourado eles sairam e levaram a águia para a última tentativa de faze-la voar. Colocou a águia sobre sua mão bem alto e disse :
_ Voa águia !Teu lugar é o céu!
A águia tremia de medo e não voou.
Ele então segurou a águia firmemente bem na direção do Sol para que seus olhos se enchessesm da luz solar e da vastidão do horizonte.
Nesse momento ela abriu as asas, grasnou como uma águia e ergueu-se soberana sobre si mesma.
E começou a voar, a voar cada vez mais para o alto!
Voou....voou.....até confundir-se com a azul do firmamento".


Moral da história: todo homem nasce uma águia, para ser livre e voar.Livre para pensar e aceitar ou não as "verdades" impostas e os condicionamentos morais e sociais do grupo a que pertence.Foi-lhe dado o livre-arbítrio.
Com o uso da razão poderá voar e tornar-se livre como a águia, sem medos de ameaças morais ou religiosas.Que ninguém nos faça  ciscar como galinhas ou nos transforme em ....galinhas!

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante essa historia
Parabens,
Mas que tem muita mulher querendo ser galinha hojem dia tem!!!!!!
Desculpe a brincadeira, hoje acordei bem humorada
kkkkk
Beijos Tina

18 de novembro de 2009 às 10:31
Anônimo disse...

Essa história pode ter também um significado de espiritualidade.O homem foi criado para alçar voo rumo aos céus, sair da materialidade pura e simples que embota sua consciência e ter uma vida mais plena de significado que o apenas consumir,fazer sexo e ter dinheiro.
Maria Rita Kehl
Psicanalista

18 de novembro de 2009 às 11:56
Anônimo disse...

Mirian
Sou espiritualista e descobri que só podemos ser felizes neste planeta se alçarmos voo, se sairmos deste vale de lágrimas e nos doarmos para nossos semelhantes.É só olhar em volta e veremos que precisamos uns dos outros.O consumismo tornou até as relações humanas superficiais e falsas .Perdemos a capacidade de sermos afetuosos uns com os outros.É tudo muito descartável;não existe mais afeto entre irmãos de sangue.O que esperar dos não-irmãos?
Edna Cruz
Portugal

18 de novembro de 2009 às 14:45
Anônimo disse...

Que lindo texto ! E muito profundo.Dá para umas 3 horas de reflexão.Sobre como tentam nos fazer ciscar e sermos GALINHAS...

18 de novembro de 2009 às 22:53
Anônimo disse...

AGORA JÁ NÃO SEI SE SOU GALINHA OU ÁGUIA.OH DUVIDA :QUE SEREI EU?
PENSANDO BEM....CISCO UM POUCO E VOO UM POUCO!
SEREI UMA AGUINHA?OU UMA GÁLIGUIA?

19 de novembro de 2009 às 01:15
Anônimo disse...

CADA UM É O QUE É, ORAS!UNS NASCEM PARA SER GALINHAS E OUTRAS PARA SEREM VACAS....BASTA LIGAR A TV E APARECE UM CURRAL INTEIRO.
ÁGUIAS.....AH!SÃO RARAS.
Edson P. Faggion

19 de novembro de 2009 às 03:37
Anônimo disse...

O povo brasileiro é de longo tempo um grande galinheiro, apenas ciscamos e pegamos migalhas, estamos cada vez mais gordas e sem ação, o Lula está nos fazendo galinhas burras e imóveis, e o meu medo é que o povo se acostumou tanto a ser galinha que não tem mais reação, é uma pena!

23 de novembro de 2009 às 14:19
Anônimo disse...

adorei essa fabula me ajudou muito

27 de maio de 2011 às 19:11
Anônimo disse...

eu achei muito importante assa atitude da naturalista que insistil que a aguia e semple aguia, pode ser criada como galinha mais e sempre aguia, e um dia cansa de sem considerada galinha e alcansa seu objetivo como souta um Voou....voou.....até confundir-se com a azul do firmamento.

2 de outubro de 2011 às 16:09
michelly soares disse...

Agente se torna naquilo que você acredita que é.

11 de maio de 2013 às 18:51
Anônimo disse...

Gostei muito dessa fábula,eu mim caracterizei com ela pq tem muitas pessoas por ai querendo ser aguias mas na verdade são umas galinhas pq só ficam ciscando oque ñ li interessa,as galinhas estão querendo ser aguias,mas as aguias sabem o seu verdadeiro valor e o seu potencial de librerdade... A galinha vivi entre cercas,mas aguias vivem ao ar livre...

30 de junho de 2014 às 22:50

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .