Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

Felicidade Interna Bruta

domingo, novembro 22


Esse índice FIB foi criado no Butão para avaliar o nivel de bem-estar de sua população e evidentemente se contrapõe ao PIB , considerado um índice baseado em valores materiais.
O Butão ,esse pequenino país encravado no Himalaia entre a China e a India é considerado úm dos países mais pobres do mundo pela ONU mas uma pesquisa da Universidade de Leiscester na Inglaterra aponta o Butão como o país mais feliz do planeta.
Esse país que tem Fome Zero(diferente de Programa Fome Zero) e Analfabetismo Zero, índices de violência insignificante e nenhum mendigo nas ruas e cujo povo ama seu governante(rei) não tem registro de corrupção administrativa......igualzinho ao Brasil!
Noventa por cento da população sobrevive da agricultura e vive nas terra altas onde se situa Thimphu a capital onde vivem 50 000 pessoas.
O único aeroporto não está na capital .
Ao sul o país tem vales e florestas que são preservadas assim como os rios.
O FIB é medido através de extensos formulários que são distribuídos à população de dois em dois anos para saber entre outras coisas se o pai conversa com os filhos sobre questões esperituais, se o adolescente tem orado e meditado todos os dias, se o cidadão foi tomado por sentimentos ruins como ciúme, egoísmo,ou se agiu com generosidade e compaixão e até se teve pensamentos suicidas.A todos os ítens se atribuem notas que são ponderadas em complicadas fórmulas matematicas e uma comissão permanente toma as providências quando esses índices apontam resultados de "não-felicidade".
O objetivo não é a felicidade em si, porque eles sabem que a felicidadae é uma busca individual mas o bem-estar e o conforto do povo .
Os resultados de 2007 indicam que a maioria nunca sentiu ciúme ou pensou em suicídio, encontra conforto na família e pensa que nada justifica matar ou mentir.
Mas também existem preocupações em relação à preservação do meio-ambiente, das tradições e à segurança.
Felicidade é levada a sério no único país a ter o Gross National Happiness ou Felicidade Interna Bruta.Ao Estado cabe prover as condições necessárias para que o povo possa se concentrar na busca da felicidade....
Difícil um governante como esse não ser amado pelo povo.
Os butaneses são pessoas simples, gentis e hospitaleiros.Não apresentam sinais de estresse, pressa , impaciência ou ansiedade tão comuns nas culturas ocidentais.
A qualquer pergunta do tipo"posso fazer isso?" eles respondem" se isso te faz feliz, sim".
È pra lá que eu vou....
Quero ser uma butanesa!

1 comentários:

Anônimo disse...

EU TAMBÉM.
SERÁ QUE NÃO BUTANEIRA?
JC

24 de novembro de 2009 às 15:35

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .