Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

Os irmãos Karamazov

segunda-feira, maio 11

Reli este romance de Dostoiesvski, considerado obra-prima da literatura universalSeu principal foco é a liberdade humana para escolher entre o bem e o mal- o nosso livre arbítrio.
Dostoievski é considerado insuperável na criação de personagens que vivem no extremo da condição humana: humilhados, torturados, atormentados, personalidades mesquinhas.
A família Karamazov compõe-se de um pai negligente(Fiódor) que abandona os filhos.Seus três filhos são muito diferentes um do outro....Muito real porque os filhos nunca são iguais.

Dmitri ou Mítia é igual ao pai: fanfarrão, lascivo e violento e divide com o pai os favores de Grushenka, uma prostituta.Acumulou fortuna através de casamentos com mulheres ricas.

Aliócha é um místico e vive num mosteiro ortodoxo em embates profundos e racionais sobre a fé com o monge Zóssima.

Ivan, um ateu é o mais filósofo dos três e ironiza de todos os sistemas religiosos e filosóficos ;discute teologia de igual para igual com Aliócha e os monges do mosteiro.

Na realidade , tanto os personagens quanto os questionamentos são bastante atuais- o mesmo que acontece com Sheakspeare, o que significa que todas a mudanças culturais e tecnológicas do mundo não resolveram a questões principais e as dúvidas que o ser humano ( que pensa) carrega até morrer....
Ponto alto do livro: O Grande inquisidor, tendo Ivan como seu protagonista.
A releitura é muito prazerosa porque descobrimos outras nuances.
Diz-se que Dostoievski é o escritor cristão mais respeitado pelos ateus.Freud, Sartre e Nietzche admiraram sua obra.

Valeu!



2 comentários:

Anônimo disse...

Só você mesmo...reler um livro de mais de 500 páginas....repetitivo, cansativo, chato....
Sergio André

11 de maio de 2009 às 23:42
Robson Santos Costa disse...

Fantástico, um dos maiores livros da história da literatura e considero o melhor que já li (e olha que já li MUITOS). Inesquecível. Hurra para Karamázov!!!

4 de fevereiro de 2013 às 16:40

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .