Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

Envelhecer ....

sábado, dezembro 5



O envelhecimento acontece quando você se dá conta que você dispõe de pouco tempo para viver. Quando percebemos que o que já foi vivido é muito mais do que se tem para viver. E fica mais seletiva com suas escolhas  com as coisas que são realmente importantes , com o que te faz bem. O envelhecimento trás - quase sempre -o amadurecimento e com ele um olhar mais complacente, humano, generoso  para com seu próximo. Julga-se menos à medida que percebemos que cada ser humano carrega sua dor, suas próprias experiências. A gente aprende a dizer não sem culpa e a " esquecer" com uma honestidade profunda. O amor também torna-se mais sábio quando se tem o privilégio de conservá-lo até a idade madura. Menos exigente, mais tolerante. Compreendemos que afinal o maior compromisso que temos com a vida é ser feliz ...E ser feliz a dois é uma construção sustentada pelo respeito mútuo.  

A parte ruim do envelhecimento é sem sombra de dúvida a decadência física. O corpo envelhece bem antes da cabeça e não ter a mesma energia que se tem aos 30, 40 e 50 é bem desconfortável. Precisamos ficar mais quietos, descansar mais.Na realidade não são as rugas no rosto ou a flacidez do corpo o que mais chateia mas a limitação física. Sobra tempo para as leituras que foram esperando a hora de serem lidas.Você aprende que tudo no seu corpo está desacelerando. Até sua digestão. Você não pode mais se fartar num belo filé à parmigiana à noite impunemente. Nas festas,  comer de tudo é a certeza de uma noite sem dormir lamentando por quê comeu tudo aquilo. A velhice é pedagógica. Ela ensina que neste momento da vida é preciso cuidar mais dos neurônios, das articulações e do estômago. 



 Percebemos a nossa impermanência e que nada podemos contra o tempo.Prolongar a juventude a qualquer preço é uma guerra perdida.  Tudo fica relativo, sem importância,  sem valor: as discussões, a mania de impor a nossa verdade aos outros de querer tudo do nosso jeito. Passamos a abominar a violência e as brigas por tudo e por nada, as guerras...
Enfim é a hora de aprender a sabedoria da vida de uma vez por todas.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .