Viver é fácil....Difícil é conviver.
Somos o que somos....fruto de todas as circunstâncias que pautaram a nossa vida:família, estudos, influências , políticas , socias , religiosas , culturais. Somos únicos, porque até mesmo irmãos são diferentes e têm maneiras de pensar diferente. Essas diferenças às vezes, tornam o conviver conflituoso, sendo necessário muita tolerância e flexibilidade por parte de todos . As diferenças não nos afastam uns dos outros, desde que as respeitemos . Quando conversamos , colocamos a maneira como vemos , pensamos e interpretamos o mundo, que nunca é a mesma dos amigos. Ora, a convivência social é importante para a nossa vida,ela nos dá prazer. Então , não vamos ficar discutindo, para ver quem tem razão. Simplesmente ouvimos e colocamos nosso ponto de vista que não é melhor que o do outro. É só nosso ponto de vista....tem o mesmo valor que o dos outros. Aqui cabe um parêntesis:tendemos a apreciar, julgar,confrontar as idéias , atitudes e as coisas de acordo com o "nosso" modo de ver, pensar e interpretar o mundo, de acordo com o "nosso" gosto, como se ele fosse o certo, o melhor, a medida de todas as coisas.......
Temos gostos diferentes para nos vestir, arrumar a casa, viajar, etc O que também não significa que temos "bom-gosto" e os demais , não. Se não é do nosso gosto, vamos ser discretos.....Não precisamos elogiar muito, afinal, ser hipócrita nunca foi uma virtude e causa um desconforto que muitas vezes é interpretado como "inveja". Isso é horrível, porque inveja, não significa desejar ter o que o outro tem. Isso é cobiça. Inveja é muito pior: é desejar que o outro não tenha!!
Pergunto:é possível haver esse sentimento tão mesquinho entre aqueles que se dizem amigos? Como podemos "invejar"a escolha do outro? Só se não soubermos o que queremos para nossa vida ou para nós. Além de tudo, nos anular só para agradar ao outro , não dá....por mais que gostemos de sua companhia . Por outro lado, algumas pessoas elogiam os outros perscrutando com o olhar algum sinal de inveja em nós.Porque inveja é muito visível; o semblante do invejoso cai como um dominó . Embora tenha tido poucas experiências nesse sentido e sem sombra de dúvida, jamais....com meus amigos, posso assegurar que é um espetáculo grotesco.
Há que se distinguir inveja de desconforto , porque esse é o sentimento que temos quando não concordamos com alguma idéia ou quando algo não nos agrada e para sermos agradáveis ou delicados, somos forçados a não só elogiar, como afivelar no rosto uma expressão que confirme esse elogio. Tem alguma coisa mais desconfortável?
Para mim, não .Não tenho vocação para o teatro.....
GUARDA-ROUPA PRO ‘EFEITO SANFONA’
-
Tem coisas na vida que não são as ideais, que existem — e a gente lida da
melhor forma que puder, né. Não é incomum a gente ter, na consultoria de
estilo p...
Há 8 anos
5 comentários:
Mirian
27 de agosto de 2008 às 23:31Assino embaixo!
J.B. Sciuba
sem dúvida o melhor texto do falando sério, e não tem coisa pior do que se dividir o mesmo espaço com pessoas que visivelmente gostariam de nos engolir vivos
28 de agosto de 2008 às 10:18adi
Mirian!
28 de agosto de 2008 às 13:12Quanta lucidez....
Já vi esse filme um montão de vezes, mas jamais saberia falar sobre isso com a naturalidade que vc o fêz....
Maria Inês
Miroca
29 de agosto de 2008 às 00:31Você
é meu orgulho!
Te amo e te admiro cada dia mais.
Ni
Adorei o texto
1 de setembro de 2008 às 08:35Não podemos dizer também da inveja saudável. Ela também existe. É aquela que cria objetivos, metas, Um exemplo: Eu gostaria de ser um escritor ... e vai atrás ... essa inveja vale a pena. Não deseja o mal, mas cria desejos.
Denise
Postar um comentário
Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .