Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

Autoconhecimento x Futilidade

sexta-feira, setembro 19

Hoje, a futilidade é a regra.Está em cada vitrine, em cada revista, em cada objeto que se compra com o único intuito de ostentar.
Aquele que compra para ostentar é o indivíduo que coloca o estilo de vida acima de tudo e passa a viver em nome de rituais vazios e sem sentido, em torno de mercadorias.
Fútil é a pessoa que se apega ao que nem sempre vale a pena;a futilidade aprisiona a consciência que passa a se iludir com as aparências.Portanto o fútil age inconscientemente....
Uma característica das pessoas fúteis é que elas sempre necessitam justificar suas aquisições.E haja ouvidos para ouvi-las todos os dias, justificando e ostentando suas aquisições.....Não são maldosas, só não tem consciência que são fúteis- não têm vida interior, não têm um projeto de vida que as faça crescer e melhorar como ser humano.
Futilidade é uma vaidade, e se contrapõe a autoconhecimento.O fútil conhece muito pouco a si mesmo ; não olha para sua alma nunca.Necessita consumir e ostentar como o dependente químico necessita da droga.
Autoconhecimento nos permite uma postura crítica diante da realidade e autocrítica sobre os modos de SER e AGIR.
É não ser manipulado pelo desejo de ostentação, que no fundo é um desejo infantil de ser amado pelo que TEMOS e não pelo que SOMOS.
Até que ponto somos todos um pouco fúteis?
A vida começa onde acaba a futilidade....Querer depurar tudo isso pode ser meio utópico mas deixar tudo como está pode ser a aceitação de que a vida tornou-se banal e empobrecida.
À medida que aumenta o meu autoconhecimento passo a desenvolver duas qualidades imprescindíveis para se viver bem: autoestima e autoconfiança.

5 comentários:

Anônimo disse...

ESta bem eu confesso! Sou futil mas já fui muito mais, com o amadurecimento a gente vai dando menos importancia a coisas que no passado eram tão importantes para nós.
Te admiro muito sou sua leitora de todos os dias e estou aprendendo muito com você.
Sua amiga Elza.

19 de setembro de 2008 às 10:18
Anônimo disse...

OK! eu confesso, eu sou fútil mas tenho conciência que já fui mais, com o amadurecimento eu tenho dado menos importância a certas coisas.
Gostei muito do seu texto.
Sua amiga Elza.

22 de setembro de 2008 às 16:43
Mirian disse...

Amiga,
Só consigo escrever aquilo que de algum modo já vivi ....também fui e ainda sou um pouco fútil....mas com consciência, como diz você
Quero sair dessa dependência de uma vez.
Mirian

22 de setembro de 2008 às 17:37
Anônimo disse...

MIRIAN
SEUS TEXTOS VALEM POR SESSÕES DE PSICANÁLISE.
PARABÉNS ESTÃO ME AJUDANDO A CRESCER.
GLORINHA

23 de setembro de 2008 às 00:21
Anônimo disse...

Esse texto é demais....mexeu comigo.
Ilza

17 de novembro de 2008 às 11:02

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .