Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

Vivências....

sexta-feira, outubro 24

Pelo número de acontecimentos históricos que já vivenciei, e são muitos, posso dizer que sou quase jurássica. Tenho tudo isso gravado no meu "Googlemirian"....

São eles : a segunda guerra mundial, a era nuclear(Hiroshima), o Holocausto judeu, o Apartheid, a Glasnost e a dissolução da URSS, Israel conquistando a Independência , o assassinato de Kennedy ,a descoberta da vacina contra a poliomielite, a descoberta da estrutura do DNA, o primeiro bebê de proveta, a introdução das quimioterapias, a pílula anticoncepcional e a decorrente revolução de costumes, a ditadura militar no Brasil e o processo de redemocratização, a revolução cultural, a queda do muro de Berlim, a chegada do homem à Lua, os transplantes de órgãos, a era virtual, o mapeamento do genoma humano.......só os mais
relevantes.

Passar por tudo isso confere um "notório saber"que me permite ter uma visão macro da vida e da realidade.
Dizem que pretensão e água benta não fazem mal a ninguém, então... que me perdoe quem achar que é exagero.

De tudo que já vivi , o que mais me surpreende é o avanço científico e tecnológico. Mas o que mais me preocupa são as mudanças sociais que se delineiam paralelamente e que estão tornando a vida de todos nós muito sofrida....

Vivemos um processo de aceleração histórica nunca visto, do qual sou testemunha e observadora privilegiada. Isto nos afetou de maneira surpreendente .

Ao mesmo tempo que (nós , os privilegiados) desfrutamos das benesses que o avanço cultural , tecnológico e científico nos trouxe, uma crescente parcela da população é excluída delas.
E essa exclusão é motivo de vergonha, porque atinge o excluído na sua essência, naquilo que "ele é "...
Explicando melhor:quando alguém comete um delito, e é preso, ele se envergonha daquilo que ele fez.Pode pagar sua dívida para com a sociedade e voltar ao convívio social.Mas quando o indivíduo se envergonha daquilo que ele é ,sua essência é atingida.
Esse fato produz os dois piores sentimentos que o ser humano pode experimentar: humilhação e perda da dignidade.
A consequência dessa exclusão é a violência .

A miséria e a pobreza por si só não produzem a violência mas quando ela é acompanhada desses sentimentos de humilhação e perda da dignidade a coisa muda de figura.
Porque tornam vergonhosa a simples existência.
Esse é o estopim da violência.

Existe um psiquiatra de Harvard ( James Gillighan ) que pesquisa esse assunto há mais de 30 anos e concluiu que " a maioria dos atos criminosos encontram motivação na humilhação e na perda da dignidade."

E esses sentimentos atingem os negros, os gordos, as minorias sexuais, os incultos, os pobres.....Justamente os que estão sujeitos à discriminação e ao preconceito.
Quando o sujeito asiático entra numa escola americana e mata mais de 30 ele está se tornando de alguma forma visível... (errada, mas é)

Quando Lindenberg sequestra e torna sua ex-namorada refém por uma semana e a mata, ele usou a única maneira disponível que tinha para sair da invisibilidade.

E cenas como essa vemos acontecer a cada dia com mais frequência.
Isso me inquieta, porque tenho netos e quero um mundo melhor para eles.Meu prazo de validade está vencendo mas eles tem a vida toda pela frente.Que mundo encontrarão daqui ha 20, 30 anos?

Me pergunto : aonde nos levará esse "Frankenstein" criado pela moderna "sociedade liberal avançada"?
Creio que Pierre Bourdieu, sintetizou esses sentimentos de forma genial quando afirma:

"Talvez não exista pior privação , pior carência que a dos perdedores na luta simbólica por reconhecimento, por acesso a uma existência socialmente reconhecida, em suma, por humanidade" .

.Assino embaixo.


7 comentários:

Anônimo disse...

Você é uma enciclopédia viva.....Caramba!!
JBS

26 de outubro de 2008 às 14:40
Anônimo disse...

Quem não se inquieta com a "herança" que deixaremos para nossos netos?
Compactuo com sua angústia, mas acho que encontraremos soluções a médio e longo prazo.
Glorinha

26 de outubro de 2008 às 15:49
Anônimo disse...

Professora Mirian, mestra inesquecível.Jamais esqueci seus ensinamentos nas aulas de Filosofia .Que bom te encontrar , que família linda!Vou escrever para seu email.
Lindo texto seu; me fez pensar pois sou quase avó também.Estarei sempre acompanhando seu BLOG.
Parabéns!
Rita de Cássia Fernandes
Turma de Pedagogia 1988 Unicid

26 de outubro de 2008 às 19:38
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Minha querida ex-aluna
SEU TEXTO É MARAVILHOSO!!!SUA FAMILIA É UM ENCANTO. Fico feliz emsaberque tiveo privilégio de verseu talento desabrochar. Parabéns!
Hebe

28 de outubro de 2008 às 21:50
Mirian disse...

Hebe querida
Você foi sempre minha grande incentivadora....
Te admiro profundamente
Mirian

5 de novembro de 2008 às 00:08
Mirian disse...

Minha querida amiga Eneida de Macedo Haddad também foi uma inesquecível por me ter feito estudar, fazer uma faculdade.A partir daí tudo mudou.

5 de novembro de 2008 às 00:14

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .