A fé move não só montanhas como toda nossa existência.....
Lá pelos anos 80, cursando um pós-graduação em Filosofia foi-nos proposto um texto para ser discutido sobre a fé; nesse texto o autor ( com certeza um católico) afirmava que a fé era adquirida por meio do batismo.
Eu, novata na Filosofia, ignorante na Teologia e sobretudo contestadora como convém a uma boa espanhola, levantei-me e disse ao professor que discordava do texto por ser um dogma .E que a fé era um dom de Deus , portanto uma possibilidade natural para todos os seres humanos e que parecia-me no mínimo incongruente que só os católicos tivessem a possibilidade da fé.
A discussão seguiu....não lembro qual a conclusão.....
Demorou muito para eu perceber que o dom da fé e o ato da fé são coisas diferentes.
Assim como nascemos com a possibilidade natural de falar , mas para falarmos é preciso aprender uma língua- porque ninguém simplesmente fala , mas fala português, ou inglês, ou espanhol....o exercício da fé também implica no aprendizado e na introjeção de uma doutrina que tem seus valores, suas regras .....
Isso explica a existência de diversas religiões, cada uma com as suas interpretações, sua maneira de cultuar e de lidar com as coisas sagradas.
Mas existencialmente , a fé é esse dom de crer na interferência sobrenatural no mundo natural.
A maioria das pessoas têm suas crenças.
Sem acreditar em alguma coisa ficamos às escuras e paralisados.
As crenças nos fornecem os horizontes e os destinos dos nossos pensamentos, de nossas palavras e obras.
Elas são o alicerce de todo nosso poder de criar nossa história no mundo. Porisso, ela move não só montanhas como toda a nossa existência.
Algum tempo atrás me enviaram um texto pela internet que dizia que o medo era a fé no mal.E quando temos fé no mal é como se estivéssemos aguardando que ele aconteça, e nos preparamos para sofrer....
Tem lógica.
Porque quando temos fé em Deus, não tememos a nada, nos sentimos seguros , sabendo que mesmo passando pela adversidade Ele estará conosco.
Uma das mais belas leituras do Novo Testamento é a carta de Paulo aos Hebreus, sobre a fé.Capitulo 11, que começa assim :"A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem."
Nesse texto Paulo fala de todos exemplos de fé contidos na Bíblia. Homens que esperaram e confiaram em Deus : Abel, Enoque, Noé,Abrão, Isaque ,, Moisés, José, Gideão, Jó, Davi.....
GUARDA-ROUPA PRO ‘EFEITO SANFONA’
-
Tem coisas na vida que não são as ideais, que existem — e a gente lida da
melhor forma que puder, né. Não é incomum a gente ter, na consultoria de
estilo p...
Há 8 anos
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .