Paulo Freire foi, no meu ponto de vista, o maior educador que o Brasil já teve.Alguém que se não tivesse sido "cassado" pela ditadura como um revolucionário , com certeza teria mudado a história do Brasil.
Suas idéias revolucionárias eram A Educação como prática de Liberdade, A Pedagogia do Oprimido e por aí vai....uma educação libertadora que permitiria a todos tornarem-se senhores de seus destinos e sobretudo cidadãos conscientes de seus direitos e deveres . Sua idéia era promover uma revolução pela educação, não pelas armas.
Se não tivessem abortado seu projeto em 1968 com certeza Sarney, Michel Tamer e todos os ladrões do PMDB não estariam mais aí, pórque o povo saberia escolher seus representantes.
Um pensamento "revolucionário" de Paulo Freire:
"Aprender e ensinar fazem parte da existência humana histórica e social, como fazem parte a criação,a invenção,a linguagem,o amor,o ódio, o espanto,o medo,o desejo, a atração pelo risco,a fé,
a dúvida, a curiosidade,a arte,a magia, a ciência, a tecnologia."
PS: Achei esse pensamento num livro que a Denise M. Del Grandi acaba de publicar para a rede municipal de ensino. Na epígrafe . Me inspirou...
GUARDA-ROUPA PRO ‘EFEITO SANFONA’
-
Tem coisas na vida que não são as ideais, que existem — e a gente lida da
melhor forma que puder, né. Não é incomum a gente ter, na consultoria de
estilo p...
Há 8 anos
1 comentários:
Não houve e nunca haverá outro visionário e idealista como Paulo Freire.
5 de março de 2009 às 12:38Heloisa Vilela
Postar um comentário
Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .