Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

."..E o vento levou" : Leituras possíveis

quarta-feira, maio 27


Assisti pela quinta vez, E o vento levou ...
Baseado no romance de Margareth Mitchell


É um grande filme:levou 10 Oscar e a maior bilheteria da história do cinema , segundo o Guiness Book.Completa 70 anos em 2009 e continua muito interessante pelo aspecto histórico-social da trama.


Conta parte da história americana , essa página de vergonha e tristeza que foi a Guerra entre irmãos.Uma guerra de interesses: o Sul, aristocrata, latifundiário e escravagista contra o Norte , industrializado e não-escravagista.Há 150 anos atrás.
A história acontece no período que compreende anos antes da Guerra Civil americana(1861-1865) e a opulência da sociedade sulista branca e aristocrata , abrange a guerra e a consequente pobreza e destruição e finalmente o pós-guerra e a reconstrução do país.
O foco do drama é a dupla Rhett Butler e Scarlett O´Hara, ambos ambiciosos e temperamentais ;unidos numa relação de amor e ódio. Vividos por Clark Gable e Vivian Leigh, impecáveis , numa interpretação abosolutamente convincente.
Com certeza , Scarlett O´Hara é o personagem mais cativante da história do cinema:uma bela mulher, manipuladora ,que usa sua beleza para conseguir seus objetivos mas também valente e determinada.Fica claro na cena em que ela vê os yankees incendiando sua fazenda ;é um dos pontos altos e emocionantes do filme.


Uma leitura psicológica da protagonista, demonstra que temperamento não é algo passivel de mudança; faz parte do DNA da pessoa que o carrega vida afora....


O vento leva tudo de Scarlett: seu amor por Ashley, seus dois maridos, sua filha Bonnie Blue, Tara -sua propriedade de família e até Rhett- justamente quando descobre que ele é o grande amor da sua vida.
Mas ela continua de pé.
"Afinal. amanhã é um novo dia!"
As quatro horas de exibição não cansam.
Valem a pena .
Cada vez significa uma nova leitura.
Uma boa sugestão para a sessão de sabado no Renamark.




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .