Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

Aos meus filhos .....

quarta-feira, julho 29


O ser humano é movido a prazer.

A existência então passa a ser uma busca constante do prazer , fazendo disso, ilusoriamente, o sentido da vida- a "felicidade".

Para tanto, trabalham, trabalham para conseguir o máximo possível de dinheiro que lhe dará acesso a esse mundo hedonístico de prazer e de felicidade, seguindo o cânone da sociedade de consumo.

Acordar com o barulho das buzinas, enfrentar a fúria de motoristas engarrafados no trânsito, conviver, às vezes, com chefes tiranos, ter seu almoço cortado por constantes chamadas ao celular, e ao final do dia voltar extenuado para casa.
É o rolo compressor do quotidiano que passa por cima de milhões de pessoas no mundo inteiro...

Ninguém me contou isso.Eu vivi isso e seu pai mais ainda.

Ano após ano, os dias se tornam uma interminável rotina que acaba por deixar neuróticos , ansiosos ou deprimidos a muitos.

E aí, haja ansiolíticos e antidepressivos para continuar no "jogo" até acabar com o bem mais precioso que dispomos: a saúde.

A difícil decisão de dar um "basta" a esse círculo vicioso e neurotizante fica sempre adiada porque a essa altura estamos focados demais no "sucesso-a-qualquer-preço", mesmo que a moeda seja a nossa "VIDA",que poderia ser melhor desfrutada se não aceitássemos os valores impostos pela cruel Sociedade Liberal Avançada(?) de Consumo.

Um de vocês me mandou um dia uma frase do Dalai Lama, "que ele não entendia como os homens corriam atrás de dinheiro por toda vida até acabar com a saude e depois , tinham que gastar tudo para recupera-la!"
Pensem nisso .

Há um momento na vida, por volta dos 60 anos , que passamos a enxergar o horizonte da nossa finitude e aí há pouco tempo para o desfrute porque estamos velhos, cansados e gastos....

Vocês estão praticamente na meia-idade ou quase, considerando que a expectativa de vida hoje é de 75 anos, pela OMS. Vocês estão na "melhor-idade"...
Vivam agora, desfrutem , viajem muito, achem tempo para contemplar a natureza, cuidem da saúde, do corpo,, alimentem-se de comidas saudáveis, Carpe Diem!

Hoje tenho isso muito claro.

Quando eu era jovem e vocês crianças, achava que os velhos já nasciam velhos e que jovens como eu, seriam para sempre jovens.....

Ah!... se eu soubesse!



1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Mirian,
Tento sempre aprender um pouquinho a mais com seus belos textos. Também acho que o importante é cuidar da saúde e ter qualidade de vida pra poder curtir muito. Beijos, Jack.

29 de julho de 2009 às 18:32

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .