
Acabei de ler este livro de Pearl Buck, que para variar teve indicação da amiga Eneida , Mestre em Antropologia e Doutora em Sociologia pela USP.
Fantástico.
Através dele consegui entender as transformações sociais, econômicas e políticas por que passou a China;da fase agrária até se tornar a potência mundial que é hoje, e o preço que aquele povo pagou e continua pagando pelo "progresso" .
Conta a história de um lavrador Wang Lung e sua mulher O-Lan que lutam duramente trabalhando a terra para conseguir juntar alguma riqueza e à medida que vão, com sofrimento e resignação vencendo as dificuldades vão também" sendo deformados na sua humanidade,ora pela pobreza extrema, ora pela brutalidade da exploração do trabalho."
Estas transformações vão sendo narradas com tal profundidade que num determinado momento abri minhas cataratas e chorei .Lavei a alma como ha muito tempo não fazia....
Chorei por Wang Lung, chorei por sua família, por seus sonhos destruídos, pelo duro recomeçar,pelas decepções, por sua luta para manter sua integridade e também a dignidade de sua família....
Sua luta para manter os príncípios e valores nos quais foi educado acaba minando suas forças à medida que tudo vai sendo corrompido.
Muito real e pode ser transposto para qualquer família em qualquer lugar do mundo.
Pearl Buck viveu e foi educada na China, pois seus pais eram missionários protestantes ;portanto sua narrativa tem muito da sua vivência nesse país.Sua narrativa é despida de preconceitos . Ela propria se define "culturalmente bifocal"pois dominava o difícil idioma chinês além do inglês.
Vale a pena.Recomendadíssimo para quem quer entender um pouco da história e da cultura chinesa e adentrar os esconderijos da alma humana.
Vale lembrar que ela ganhou o Prêmio Nobel de Literatura com este livro.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .