Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

A CARTUXA DE PARMA Stendhal

sexta-feira, dezembro 25

Romance de Stendhal,na realidade um drama, considerado obra-prima da Literatura Universal que conta a história de Fabrizio Del Dongo, um jovem de família nobre , que , criado com todas as pompas e facilidades se torna uma pessoa sem ambições e sem motivação alguma pela vida.
Alimenta um desejo secreto: conhecer Napoleão .Com a ajuda de uma tia e sem que seu pai saiba, alista-se para lutar com o exército de Napoleão.
Ocorre que ele não foi preparado para isso e passa pela Batalha de Waterloo,completamente alienado, sem se dar conta do seu real significado...
Stendhal retrata a realidade da vida em sociedade, contrariando o romantismo que era a tônica da produção literária da época.
Acabo de rele-lo e a reflexão é inevitável bem como a analogia com o nosso tempo.
Repete-se à exaustão que o nosso planeta está doente e é preciso que cada um se conscientize que é preciso mudar de atitude já antes que o processo se torne irreversível...

Moral da história:assim está a população do planeta;como Fabrizio Del Dongo,expectadores do "gran-finale"sem se dar conta do seu real significado.A continuar assim, nossos netos e bisnetos não terão chance de viver.
É o triste fim da história da humanidade que destruiu sua própria casa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Falei e disse!

25 de dezembro de 2009 às 11:25
Anônimo disse...

Você está um tanto apocalíptica hoje.Mas é a realidade ;basta olhar o fracasso de Copenhague.
Ninguém está a se preocupar com o destino da humanidade;o importante é não diminuir os lucros, lucros esses que estão a custar a nossa sobrevivência.
João Cruz

25 de dezembro de 2009 às 11:30
Anônimo disse...

Acredito(e a ciência prova isso) que todos os sistemas caminham para o caos, para a desordem.Somos hoje quase 7 bilhões de pessoas , quando o desejável seria 1 bilhão apenas.
Em 2040, seremos praticamente o dobro e necessitaríamos de 4 Planetas Terra para dar água e alimentos para essa população.A ENTROPIA , cujo 1º postulado diz "a energia não pode ser criada, nem aniquilada" e a energia disponível no planeta é a que temos-é constante e a entropia está em contínuo aumento.A saída seria "frear" essa degradação energética, mas a quem interessa isso?A ninguém no mundo capialista onde só o que importa é o LUCRO.
O próprio Einstein afirma que as Leis da Termodinâmica clássica nunca serão superadas e quem sou eu para discordar dele?
S.A G.
USP

25 de dezembro de 2009 às 18:13

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .