
Uma cena que ficou marcada para mim foi A marcha do sal do filme Gandhi.
Na época, o sal era monopólio dos ingleses e os indianos trabalhavam arduamente na extração do sal que era todo comercializado pelos britânicos.E tinham que pagar caro pelo sal que era deles....As "leis do sal", proibiam os indianos de fabricar seu próprio sal.
Gandhi, propôs que pacificamente caminhassem até o local de extração para protestar contra essa exploração , provando que o sal marinho pertencia a todos e não aos britânicos.Foram vários dias de caminhada e muitas pessoas se juntaram a eles em 24 dias.Saíram em 15 pessoas e chegaram ao local 60 mil....
Ao chegar, enchiam panelas com água do mar e esperavam secar para extrair o sal.
Depois de muitas mortes inocentes(eles não reagiam) foi firmado um acordo permitindo aos indianos a fabricação do sal na costa da India.
O sal é um micronutriente essencial para o funcionamento do nosso corpo e indispensável a todos os tipos de vida animal.É também matéria prima para a indústria química e textil.
Nosso corpo precisa do sódio para manter o equilíbrio hídrico e também para transmissão do impulso nervoso que ,mantém a função dos nervos e do cérebro e a contração e relaxamento dos músculos.Como o coração é um músculo, o sal é fundamental para a regularidade dos batimentos cardíacos.
Desde o Velho Testamento( Levítico), portanto há 6000 anos atrás, o sal já era um produto valorizado"em toda tua oferta oferecerás sal" e no Novo Testamento, Jesus comparou seus discípulos ao sal...."vós sois o sal da Terra"....
Temperança: esse é o sentido de sermos o sal da Terra.
Na comida, o sal tem que ser na medida certa,porque se for pouco a comida fica insossa e se for demais não dá para comer.
Falando sério também é cultura...
Para ser sincera , achei o texto.....sem sal!
PS: a palavra salário se originou na Roma e na Grécia antiga quando o pagamento de um trabalho era feito com sal.
2 comentários:
Eu achei interessante como sempre.
1 de fevereiro de 2010 às 01:37Estou sempre aprendendo com voce.
Beijos
Tina
Vou rever esse filme.Gandhi foi O Cara!
1 de fevereiro de 2010 às 13:10Glrinha
Postar um comentário
Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .