Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

Gratidão

quarta-feira, fevereiro 10



Gratidão é uma virtude. Quando somos gratos por algo que recebemos, uma graça, um favor de alguém, sentimo-nos cheios de energia.
Se nunca sentiu, experimente!
Um dos filosofos, que não lembro o nome agora disse que "a ingratidão é filha da soberba". É muito fácil achar que aquele que fez bem para nós , o fez por obrigação, ou porque é mais rico ou porque tem mais condições.E o que deveria ser gratidão torna-se ingratidão.



Na verdade , gravitamos a maior parte do nosso tempo em torno do "eu quero isso para mim".
E no mundo do "eu" do meu" e do "para mim", sobra pouco ou nenhum espaço para a gratidão.
Em suma:nascemos com um umbigo e metaforicamente esse umbiguinho tem um poder de atração centrífuga colossal! Tornamo-nos autocentrados, exigentes, insaciáveis como os bebês e pouco nos importamos se ao nosso redor alguém pode estar precisando de ajuda , de uma palavra de ânimo de um carinho. Mais difícil ainda é sermos gratos pela vida, pelo sol , pelo alimento, pela água em abundância que temos, pelo conforto, pela paz em família, pelos olhos que podem contemplar a beleza das cores, presentes de Deus na nossa vida diária. E há os que passam a vida olhando aquilo que não têm, o que lhes falta e deixam de enxergar e ser gratos por tudo aquilo que têm... É só dar uma olhadinha no noticiário e ver quanto somos uma nação abençoada, sem terremotos, cataclismas, tsunamis, e furacões e nem vulcões.
Ah! ... vão dizer: e as enchentes?Os deslizamentos?
Enchentes são consequência de um mau planejamento urbano e sofre com os deslizamentos os que vão invadindo morros e locais propícios a isso. Não são fenômenos naturais. Uma psicanalista amiga minha, costuma perguntar na primeira consulta à queima-roupa:"Qual foi a última vez que expressou sua gratidão? Normalmente todos saem pela tangente: "você precisa dessa resposta agora?", diz ela, o que simplesmente comprova a teoria dos bebês gigantes.
É a partir do 'deixar de olhar para o próprio umbigo' que começa a cura das neuroses e das depressões, diz ela. Vamos ser mais gratos?



Obs: a foto acima foi tirada  num entardecer em Puerto Varas , no Chile da janela do Hotel Cabañas del Lago

5 comentários:

Anônimo disse...

Mirian.

As minhas primeiras palavras ao acordar são sempre de agradecimento, recebo de Deus muito mais do que mereço.


Elza.

10 de fevereiro de 2010 às 11:14
Anônimo disse...

Li seu primeiro texto logo cedo e agora vi que melhorou muito...O revisor do seu livro elogiou a autora dos textos Margarete Mee e Maria Olenewa.Disse que vc escreve muito bem.
Parabéns!
Joyce Cavalcanti
REBRA

10 de fevereiro de 2010 às 11:34
Anônimo disse...

Mirian
O filósofo La Rochefoucault já disse que " lembramos com uma nitidez incrível de quem nos fez mal, mas que nunca nos recordamos de quem nos fez bem."
Márcia Tiburi

10 de fevereiro de 2010 às 12:22
Anônimo disse...

Aprveito a hora do almoço para ver meus Blogs preferidos.
O assunto em pauta é sério porque suas raízes estão no individualismo propiciado pela sociedade de consumo, jargão batido esse mas que explica quase tudo nas patologias mentais, entre elas, o pãnico e a depressão.
M R Kehl

10 de fevereiro de 2010 às 12:27
Anônimo disse...

Sou o tipo de pessoa que nunca esquece o que fizeram por mim.
E sou muito grata a voce, pois sempre que preciso voce esta presente.
Principalemte quando se diz respeito a auto estima.
Voce sabe sou sua fã incondicional.
Beijos
Tina

10 de fevereiro de 2010 às 14:31

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .