Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

Joelho: uma "máquina"incrível...

quinta-feira, março 14

Quando nossos joelhos estão saudáveis nem lembramos que eles existem. Mas quando eles são lesionados seja acidentalmente ou por desgaste proveniente da idade ou de doenças degenerativas então nos lembramos deles a todo instante pela dor e pela limitação de movimentos . O joelho é a maior articulação do corpo humano e a mais complexa em termos de biodinâmica; consequentemente  é também a  mais suscetível de lesões .

Quando estão saudáveis nos possibilitam andar, correr, nadar, andar de bicicleta, subir escadas sem dificuldade, escalar montanhas, praticar esportes, enfim, viver plenamente sem lembrar que tudo isso só é possível porque nascemos com essa "máquina" incrível projetada nos mínimos detalhes pelo Grande Arquiteto do Universo. Digo sempre que fico um pouco mais crente quando observo a maravilhosa máquina humana que é o nosso corpo. Pensem no nosso olho, no ouvido, nas mãos, no sistema digestivo....

Anatomicamente o joelho articula os dois grandes ossos da perna: fêmur e tíbia auxiliados pela patela que é também um osso que fica entre os dois. Mas a maravilha da natureza está em toda estrutura que reveste esses ossos de maneira a reduzir a zero o atrito  e por isso nem lembramos que eles existem. Músculos, ligamentos,tendões , vasos sanguíneos, menisco e  membranas macias que absorvem o impacto e produzem um líquido lubrificante continuamente - líquido sinuvial - para que possamos nos movimentar fazem parte dessa estrutura perfeita. Importante: o líquido sinuvial - lubrificante natural da articulações - é produzido automaticamente quando nos movimentamos. Quando ficamos sedentários o corpo pára de fabricar esse lubrificante natural  e as articulações vão ficando ressecadas e acabam por degenerar-se e a  gente fica ....."crocante" . Pois é,  eu estou "crocante" demais e porisso vou ter que colocar uma prótese - aparelho que substitui toda articulação do joelho esquerdo. Já não tenho menisco, cartilagens nem membranas protetoras  e os ossos se deformaram. Coisas da "envelhescência". Ainda bem que existe Dr Valdo Lino Jr: um craque em trocar joelhos doentes .Está indo esta semana receber um prêmio em Chicago pelo reconhecimento de seu trabalho. Parabéns Dr Valdo!

PS: Fiz a cirurgia há 3 meses com sucesso absoluto e ainda faço fisioterapia e hidroterapia para fortalecimento da musculatura mas já caminho muito bem sem apoio e o melhor: sem dor! Não senti dores nem durante nem depois.Tomei analgésicos apenas por 10 dias.


2 comentários:

Unknown disse...

Querida Mirian...não sabia que você estava tão "crocante" !!!! Desejo que este tratamento, esta prótese faça bem pra você....quero te ver depois do casamento, e te dar um grande abraço!Beijos
Christiane Baztli...logo logo Olla

14 de março de 2013 às 09:23
Mirian disse...

Bom te ver por aqui Christiane Batzli Olla...

18 de março de 2013 às 09:58

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .