A mais nobre e admirável das virtudes humanas, é , sem dúvida , a generosidade ,enquanto o egoísmo, seu oponente, é o mais desprezível dos defeitos .
Generosidade está ligada a outras virtudes como a compaixão( capacidade de sofrer junto) à justiça, ao amor, à misericórdia, qualidades presentes nas pessoas de bem.
Por outro lado, o egoísmo liga-se à avareza, à ganância, à torpeza, à falta de amor ao próximo e isola as pessoas do convívio social, porque o egoísta é também egocêntrico; ele se basta.
Generosidade não tem nada a ver com aquilo que dispomos, com nossas posses.Há muito mais generosidade e solidariedade entre os muito pobres.
Ser generoso é muito mais um atitude de olhar à nossa volta . Perceber quem precisa de uma palavra de ânimo, quem está deprimido e precisa de alguém para ouvi-lo, quem precisa de uma mão no ombro. Deixar de olhar para si mesmo e "sentir" os outros...".estar " com os outros, "perceber" os outros.
Podemos dar um monte de coisas que não queremos mais e achar que isso é generosidade.Não é.....
Quando tiramos aquele monte de coisas dos armários e damos, é um alívio !
Estamos pensando em nós , não no outro.Não estamos sendo nem generosos, nem caridosos, nem bondosos, porque estamos resolvendo um problema nosso.
O egoísta , por outro lado, não quer nem ver, nem saber dos outros: só quer saber o que ele próprio precisa, o que ele vai comer, o que ele tem , o que ele gosta.....
Ignora tudo e todos à sua volta
Finge que não vê , não se compadece nunca e ainda se justifica:" Os outros? Que trabalhem! Eu tenho tudo porque eu trabalhei!"
Fácil, não?
Confesso que tenho dificuldade de conviver com tais pessoas.....
Vivemos num mundo em que as oportunidades são desiguais. Há pessoas que ao nascer já estão excluídas de tudo: de conforto, de estudos, de comida, de inteligência, de moradia, de saúde, e até de amor.
Tais pessoas podem trabalhar arduamente a vida toda que não conseguirão nada.Nunca sairão da pobreza e da miséria. Existem exceções é lógico, mas elas só confirmam a regra.....
Às vezes, um sorriso, uma palavra é importante .Se não pudermos dar nada além disso, estaremos demonstrando compaixão.
Sei que se demonstrarmos toda a generosidade que somos capazes não vai resolver o problema do mundo nem curar as feridas da humanidade, mas com certeza nos sentiremos melhor.
Além de tudo é uma excelente oportunidade de sermos gratos à Deus por tudo que temos , por sermos privilegiados.
A verdadeira generosidade une os homens rompendo barreiras sociais e raciais.
A falta desse sentimento embrutece a alma humana.
A generosidade aproxima as pessoas, o egoísmo, isola.
No isolamento, quem pode ser feliz?
Ao perdermos a capacidade de olhar para nosso semelhante perdemos a capacidade de ser feliz.....
GUARDA-ROUPA PRO ‘EFEITO SANFONA’
-
Tem coisas na vida que não são as ideais, que existem — e a gente lida da
melhor forma que puder, né. Não é incomum a gente ter, na consultoria de
estilo p...
Há 8 anos
2 comentários:
Mirian
3 de setembro de 2008 às 22:07Gostei !Você enxerga longe.Também fujo dos egoístas, pela simples razão que eles falam apenas na primeira pessoa:EU....
já notou isso?
São egocentrados.
Maria Luísa Mesquita
Neste mundo de individualismo, será que ainda existem pessoas generosas?
4 de setembro de 2008 às 18:28Pior que os individualistas são os personalistas..são maioria!.
J B Sciuba
Postar um comentário
Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .