Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

Fazer escolhas...

quinta-feira, agosto 6


Não há como fugir das decisões.....
A todo momento uma posição nos é cobrada e a escolha pode ser angustiante e até mesmo frustrante.E a partir de nossas escolhas vamos vendo nossa vida se transformar.
Muitas vezes, com certa nostalgia, pensamos ;"ah...se eu tivesse feito isto ou aquilo...."
Mas sabemos que o tempo não volta atrás para refazermos nossas escolhas.
No mundo de hoje as escolhas são mais difíceis porque há um sem-número de opções em todos os sentidos.Se vamos a um supermercado temos que escolher entre mais de 20 marcas de sabão em pó, de amaciantes,desinfetantes.Outro tanto para opções de arroz , feijão, laticínios, etc
Há algumas décadas isso não ocorria.Íamos ao armazém da esquina e havia muito pouco para escolher.
No âmbito profissional escolhia-se ser advogado, médico ou engenheiro....ou professora!
Hoje , ao optar por Engenharia pressupõe escolher entre as várias especialidades: civil, mecânica, elétrica, eletrônica, de computação, mecatrônica, etc E, se alguém opta por Informática, ele terá que escolher entre Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Programação,e outras especializações exigidas pelo mercado de trabalho.
Jean Paul Sartre, dizia" O homem está condenado à liberdade" .Porque é impossível deixar de fazer escolhas; se você existe, toma decisões e são elas que compõem quem você é.
Ora a liberdade é a grande herança da modernidade, dizem especialistas, mas essa herança está se tornando um fardo devido ao grande leque de opções que temos na vida pessoal e profissional.
Nunca sabemos se estamos fazendo a melhor escolha- o que se torna fonte de angústia.
Se vamos fazer uma viagem , ficamos perdidos entre todas opções disponíveis para nosso bolso.
Se vamos a um restaurante então.... a escolha do prato principal à sobremesa é missão quase impossível.
Conheço alguém que não sofre com isso.Escolhe sempre o mesmo prato e a mesma sobremesa simplificando tudo. Acho um tédio, mas....
Muitas vezes , o esforço exigido pela decisão diminui o prazer da escolha....quem já não se arrependeu de certas escolhas?

Oh vida!
PS:João Marcos e Jaqueline estão embarcando para a França amanhã e estão com uma escolha dificil; não sabem se fazem reserva no Tour DÁrgent ou no Jules Verne.....
Difícil!
Boa viagem!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .