Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

Relacionamentos

quinta-feira, setembro 17


A vida é permeada por encontros , desencontros, mal-entendidos....
Não dá para evitar porque faz parte do cotidiano de cada um, pelo menos nas grandes cidades como São Paulo onde as "neuroses" correm soltas.
Dia sim e outro também nos deparamos com situações difíceis de enfrentar , de contornar e digerir. Com parentes, com amigos , com pessoas do nosso convívio e mesmo com desconhecidos.
A vida também nos ensina a lidar com essas situações com maturidade.
Aprende quem quer.

"Maturidade significa enfrentar o desagradável e a decepção sem nos tornarmos amargos, é a capacidade de viver em paz com o que não se pode mudar"(*)

Se somos "maduros",isto é, se nos conhecemos o suficiente para saber quando algo está incomodando ou até mesmo nos magoando,separamos o joio do trigo e racionalizamos(usamos a razão).

Eu, particularmente, penso"não vou deixar este sentimento entrar e criar raízes ;a cabeça é minha eu deixo entrar só o que eu quiser".
Mas cada um tem a sua forma de racionalizar.
O importante é não deixar o mal criar raízes de modo a perder o sono e a tranquilidade até porque as pessoas que nos magoam nem sempre o fazem por maldade , mas simplesmente, por descuido!

Ou, porque esperamos demais delas.

Ou, porque não pensam como nós . Teem uma visão de mundo diferente, valores diferentes...

E por incrível que possa parecer até entre irmãos de sangue isto acontece!
Experiência própria....Afinal só posso discorrer sobre o que já experienciei neste mundo de Deus.
Quem amadureceu é como se estivesse sempre vestido de branco onde a mínima gota de molho é percebida à distância.E não deixa acumular.Limpa logo.
Já quem não amadureceu é como se vestisse roupa preta. Embora a "sujeira emocional" não apareça tanto, a roupa vai ficando enxovalhada...
Conheçi pessoas que ficaram na adolescência até morrer aos 80 anos.Não amadureceram.

Por quê? Siceramente,não sei .
E conheço outras tantas que não vão amadurecer nunca.
Estão de "fraldas" emocionalmente.São auto-referentes e tudo que não se encaixa no seu "modelito", é criticado, abominado, descartado...

Só constatação; não vai aí nenhuma crítica.
Quando prestamos atenção em nós mesmos (autoconhecimento) e este é um tema recorrente quando escrevo, é fácil perceber quando algo não vai bem nos relacionamentos com as pessoas que amamos ou convivemos e logo nos prontificamos em pedir desculpas ou questionar quem nos magoou.
Isso é maturidade.
Ken O Donell, um consultor organizacional diz que "podemos descobrir o grau de maturidade de uma pessoa de acordo com o tempo durante o qual ela consegue carregar um mal-estar em relação a alguém".
Conservar a cabeçã livre de pendências nos relacionamentos é prova de maturidade.E só quem se mantém livre de pendências e preocupações desta ordem tem tempo para ser feliz e olhos para apreciar o sol, a lua, as borboletas e os passarinhos da vida....

(*) autor desconhecido

2 comentários:

Anônimo disse...

A clareza e discernimento ajudam a filtrar o que pode entrar na nossa mente, são instrumentos que nem todos desenvolveram ou foram agraciados, eles nos proteje de incomodos como depressões e sindromes (o que está na moda).
Também sou assim
Adi

18 de setembro de 2009 às 07:55
Mirian disse...

É isso aí Adilson, filtrar é a palavra correta...Estou aprendendo a duras penas agir com maturidade.Não é fácil.
Mirian

18 de setembro de 2009 às 10:54

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .