Este blog será um canal de expressão de todas as coisas que reverberam no coraçao....questões da vida, da família, dos amigos,dúvidas existenciais,qualidade de vida,autoconhecimento,saúde mental e espiritual,boas leituras, enfim:uma reflexão diária do que nos mantém vivos.

Ricardo Antônio & Natan

Ricardo Antônio & Natan
Netos

Mirian Mendes

Mirian Mendes
Autora

Mirian &; Nilson

Mirian &; Nilson
Nilson

Ricardo Antônio

Ensinem os filhos a falhar....

quinta-feira, dezembro 17

A melhor coisa que li nos últimos dias foi a entrevista de Jean Pierre Lebrun nas páginas amarelas da Veja do dia 9 de dezembro.
Lebrun, psicanalista estudioso das relações familiares afirma com todas as letras que é fundamental ensinar os filhos a lidar com o insussesso.
Ele parte da premissa que o sofrimento é algo inerente (que faz parte, indissociável)à condição humana, fato que os meus muitos anos de vivência me fazem concordar .
Viver é também sofrer.
Desde que tivemos que abandonar o útero de nossa mãe , quentinho, confortável e nos submeter ao calor ao frio e à fome começamos a experimentar o sofrimento da condição humana.
Viver, crescer significa sempre perder a "satisfação completa" que nos proporciona o útero e o seio materno.A partir daí, até a idade adulta temos que aprender a nos tornar humanos, controlando nossos impulsos, nossos desejos, nossa fome, nosso relacionamento com o mundo.É uma longa aprendizagem.
O que inclui uma dose de sofrimento porque pressupõe abandonar os instintos e os impulsos e viver de acordo com o que a sociedade e a família espera de nós.
Temos que aprender a lidar com as frustrações para que não se torne algo destrutivo.
E de uma maneira geral os pais SEMPRE esperam que seu filhos sejam vencedores em tudo, porque na sociedade capitalista "os filhos se tornaram um indicador do sucesso dos pais"....
E nem sempre nos damos conta disso e que exigimos sempre mais deles, sem imaginar o quanto de sofrimento e angústia estamos lhes impingindo.
Óbvio: reproduzimos com eles o que nossos pais fizeram conosco!
Se os ensinarmos que falhar, perder, não acertar tudo, não ganhar sempre é o normal da vida de todo ser humano, estaremos não só ajudando-os nessa aprendizagem mas também "ajudando-os a construir pontes que levam a um entendimento superior do mundo e de nossa condição.Isso é o que nos diferencia e nos torna completamente humanos".E continua Lebrun:"um desequilíbrio nesse processo pode ter consequências", que pode significar o ingresso no mundo das drogas, por exemplo.
Conclui ele:"um cão será sempre um cão para o resto da vida"(...)um humano no entanto precisa se tornar plenamente humano e esse processo leva 20 ou 25 anos.
Leitura obrigatória.



4 comentários:

Anônimo disse...

Por quê essas informações só chegam agora que já fiz tudo errado?
Helô

18 de dezembro de 2009 às 22:27
Anônimo disse...

A vida é uma pegadinha e nós não percebemos, pode prestar atenção, quando pensamos que já fizemos tudo e que já esta na hora de aproveitarmos os frutos que plantamos não chegamos a colher pois já está na hora de irmos embora ou ficamos doente e por aí vai, por isso que é melhor deixarmos os filhos com mais liberdade e sem exigir tanto deles.

18 de dezembro de 2009 às 23:07
Mirian disse...

Concordo;não sei quem foi mas com certeza falou a sabedoria.

19 de dezembro de 2009 às 15:41
Anônimo disse...

Sabe aquela pergunta boba que todos fazem as crianças..O que você vai ser quando crescer?
Então, eu ensinei o meu a responder...vou ser FELIZ!

Beijo,
Telma

20 de dezembro de 2009 às 20:37

Postar um comentário

Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .