

Andrew Keen constroi em 7 capítulos o Apocalipse Cultural da humanidade como resultado da generalização da produçãp livre de conteúdos na Internet, da pirataria e do "culto ao amador" através das redes de relacionamento.
Ken argumenta que estamos rapidamente derivando em direção a uma sociedade onde não será possível a emergência de grandes autores como Pearl Book, Garcia Marques, Umberto Eco nem grandes compositores como Bach, Mozart, Chopin.
Pior:com a livre circulação de conteúdos na Internet, a opinião de um especialista de Harvard ou Cambrige tem o ,mesmo peso da de uma pessoa que mal domina a leitura e a escrita.E ele profetiza" a leitura e a música de qualidade desaparecerão e passaremos a consumir o lixo cultural produzido por amadores"
O amadorismo tem efeito corrosivo sobre a verdade, a precisão, a confiabilidade da informação que obtemos.
Vivemos hoje o momento "clique".Através de um ou dois cliques tudo o que pensamos ou fazemos póde ser disseminado por toda a web.Mas, pergunta ele, haverá alguma coisa digna de ser lida ou assistida?
A sociedade criou uma estrutura de "notório saber" produzido nas grande Universidades, por pesquisadores que abdicaram de suas vidas em prol do conhecimento científico para que saibamos que podemos confiar naquilo que lemos e tudo isto está sendo banalizado.
Quando lemos um texto jornalístico de jornal respeitado , ele foi examinado por uma equipe de editores qualificados antes de passar para o papel.São os "filtros".
A internet não filtra nada e publica toneladas de lixo cultural e mentiras.Quem irá nos apontar o que é verdadeiro ou falso?
Minha opinião: embora apocalíptico é uma discussão que se faz necessária porque nossas crianças e adolescentes estão consumindo esse lixão sem ter parãmetros para julgar o que é bom ou ruim, verdadeiro ou falso.
9 comentários:
Eu li "O culto do amador" e achei que a abordagem do autor é corporativista. O fato é que ele é um jornalista da grande imprensa, e se sente incomodado com a ampliação do espaço de opinião. Ele acredita que só a opinião de "especialistas" pode levar à correta informação. O problema é que a opinião de jornalistas "especializados" e conhecidos, em geral, é enviesada e, frequentemente, patrocinada. Evidentemente, existe muita opinião comprada na Internet, mas o espaço praticamente infinito para a manifestação das opiniões de amadores, torna o trabalho venda de opinião especializada um tanto mais complicado, pois essas "opiniões" não podem mais brigar ostensivamente com os fatos.
21 de janeiro de 2010 às 09:52Concordo com ele que temos muitos "especialistas" de ocasião e muitos "usurpadores"(como por ex os estudantes que simplesmente chupam trabalhos alheios)e também que qualquer um pode alterar um verbete da Wikipédia, mas exagerou....
21 de janeiro de 2010 às 11:05Mauricio Borges
Resta-nos apenas torcer para que Andrew"almost surely" Keen, o que vaticina que Blogs e redes sociais destroem nossa cultura, tenha melhor sorte nos outros itens .Mas também concordo com o Fábio: é uma tanto corporativista.
21 de janeiro de 2010 às 11:14Mário S. Cortella
Keen é um belo polemista com uma retórica que impressiona principalmente os desavisados.
21 de janeiro de 2010 às 11:25Mas há muita coisa a ser repensada no mundo virtual.
Jael Moreira
Keen não é apenas contra a Revolução Digita mas chama de macacos a todos nós, produtores de conteúdos colaborativos da rede. Portanto você é uma macaca, Mirian!Aliás nós somos macacas.
21 de janeiro de 2010 às 11:49Sua inspiração foi Aldous Huxley, biólogo evolucionista do século XIX autor do "teorema do macaco infinito".Keen não saiu do século XIX!
Rosana Hermann
Andrew Keen ainda está muito preso a antigos dogmas ;para ele o século XX ainda não acabou.
21 de janeiro de 2010 às 12:21João Cruz
Macaquices à parte, Rosana , estou gostando da discussão.Vocês me apontaram caminhos que eu não estava enxergando.
21 de janeiro de 2010 às 12:26Não sabia que tanta gente havia lido esse livro;li porque Fábio esqueceu na minha casa e achei realmente importante muitas coisas que Keen pondera.
Estou com Larry Sanger;"Embora não concorde com tudo que é dito por Keen, são páginas de insights e pesquisas muito interessantes.Aguardo o debate estremamente necessário sobre os problemas expostos- que precisam ser considerados".(co-fundador da Wikipédia)
Consequências de um mundo onde não é clara a divisória entre FATO e OPINIÂo, entre Informação de um especialista e especulação de amadores.
21 de janeiro de 2010 às 12:56Helô
Onde chegaremos com esta bagunça cibernética?
22 de janeiro de 2010 às 16:58Rita de Cássia
Postar um comentário
Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .