O capítulo da inteligência em Psicologia sempre foi um dos meus preferidos, seja como estudante seja como docente.Mas,os estudos sobre a inteligência humana avançaram muito e hoje são considerados três os tipos de inteligência:
1.Inteligência Intelectual- medida pelo QI(quociente intelectual)que é a inteligência analítica pela qual solucionamos os problemas objetivos da nossa vida e também organizamos o mundo ao nosso redor.Com ela , são feitas as grandes descobertas da ciência.
2.Inteligência Emocional-medida pelo QE(quociente emocional) que resumindo, mede o tamanho do nosso "pavio".Esteve em evidência nos anos 90 quando se valorizava os indivíduos considerados inteligentes emocionalmente, capazes de administrar conflitos nas grandes empresas.Sua base foi a constatação que a estrutura de base do ser humano não é a razão(logos) mas a emoção(pathos).Somos primariamente seres da paixão, empatia e compaixão e só em seguida, da razão.
Quando o indivíduo possui altos níveis de QI e QE , esse é o "cara"capaz de mobilizar a si e aos outros....
3.Inteligência Espiritual ou QEs(quociente espiritual)deriva de estudos recentes (10 ou 12 anos)feitos por neurólogos, neurocientistas , neuropsicólogos e técnicos em magnetoencefalografia(que estudam os campos eletro-magnéticos do cérebro).
De acordo com esses cientistas, "existe em nós humanos outro tipo de inteligência (verificável cientificamente) pela qual não só captamos fatos , idéias e emoções, mas percebemos os contextos maiores de nossa vida, totalidades significativas e nos faz sentir inseridos no TODO.
Essa inteligência nos faz sensíveis a valores e questões ligadas à Deus e à transcendência, porque é próprio da espiritualidade captar totalidades e se orientar por visões transcendentais" .
Existe um lugar no cérebro, os lobos temporais em que as oscilações neurais atingem vibrações de 40 herz,quando a pessoa vive uma experiência espiritual e nesse momento desencadeia-se uma intensa alegria, como se estivesse diante de uma Presença viva.
A mesma vibração acontece quando são abordados temas que concernem ao sentido profundo das coisas.
Por esta razão , cientistas e estudiosos da física quântica batizaram essa região de "o ponto Deus".
A existência deste "ponto Deus" no cérebro se constitui uma referência de sentido para nossa vida. A espiritualidade pertence ao humano e não é monopólio de religiões.Antes , as religiões e a busca do homem pelo divino são uma expressão desse "ponto Deus".
Para mim , está mais do que explicado!
Fonte:Texto de Leonardo Boff, O ponto Deus
agosto de 2009
GUARDA-ROUPA PRO ‘EFEITO SANFONA’
-
Tem coisas na vida que não são as ideais, que existem — e a gente lida da
melhor forma que puder, né. Não é incomum a gente ter, na consultoria de
estilo p...
Há 8 anos
7 comentários:
Está explicado porque existem sujeitos "burros" espiritualmente.O QEs deve ser zero.
19 de janeiro de 2010 às 10:03F.L.
E por isso pessoas que nada têm de intelectual(às vezes nem sabem ler direito)nos deixam maravilhados quando falam tal a sabedoria!
19 de janeiro de 2010 às 10:26Keila
Quando a pessoa tem alto QI , alto QE e altíssimo Qes....éo Jorge Couri!
19 de janeiro de 2010 às 10:30Eu concordo com tudo o que a Mirian disse.
20 de janeiro de 2010 às 00:58Mas o comentario acima é demais.
Não tenho duvida.
Tina
Muito interessante essa descoberta;eu sempre achei que nossa ligação com Deus se fazia através de vibrações que transmitíamos através de preces e orações.
20 de janeiro de 2010 às 18:18Dirce Emília
Realmente se há alguém no planeta com QI, QE e Qes é esse mesmo:J C.
23 de janeiro de 2010 às 09:07Até as iniciais do nome dele são muito significativas....
Querida Profª. Mirian, como sempre a abordagem e a pesquisa de Boff e incrível para nos educadores, porém sua preocupação em disseminar é altamente louvável e digna. parabéns.
23 de janeiro de 2010 às 18:02Postar um comentário
Deixe seu comentário.Não esqueça de deixar seu nome .